8 conselhos a ter em conta na queda de cabelo

9 de Outubro, 2025

O ciclo do cabelo tem várias fases, o crescimento e a queda de cabelo ocorrem de forma cíclica ao longo do tempo.

Quando algum desequilíbrio ocorre no ciclo normal de nascimento, crescimento e queda – de forma excessiva, prolongada ou numa fase imprevista do ciclo – ocorre queda de cabelo patológica (alopecia).

Entender esse processo ajuda-nos a ter mais paciência com o crescimento, identificar possíveis problemas e valorizar ainda mais a saúde capilar!

Fatores como o stress, má alimentação, alterações hormonais, alguns medicamentos ou pós-parto, podem afetar esse ciclo, fazendo com que mais fios caiam ao mesmo tempo.

  1. Consulte um especialista. Existem muitos tipos de alopecia, é importante identificar qual o seu tipo, para poder optar pelos cuidados mais adequados. Em alguns casos pode ser necessário um tratamento medicamentoso. Alguns tipos de queda podem ser crónicos e outros são mais pontuais com duração de 2-3 meses.
  2. Seja consistente e tenha paciência. A maioria dos tratamentos podem demorar 2 a 3 meses até demonstrarem os resultados. Contudo em alguns casos é possível notar os primeiros resultados 1 mês após o início do tratamento.
  3. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. O cabelo precisa de vitaminas, minerais e aminoácidos para manter-se forte e saudável. O défice de algum nutriente pode ser a causa da queda e das alterações do cabelo.
  4. Utilize produtos de higiene adaptados às suas necessidades. A lavagem diária e frequente do cabelo não é prejudicial, desde que se utilizem produtos adaptados (por exemplo, Lambdapil® Antiqueda Champô). Depois de aplicar o champô, enxague bem para evitar que o couro cabeludo fique irritado.
  5. Controle o stress. O stress pode estimular a queda de cabelo e, em alguns casos, ser a causa.
  6. Cuidado com a fricção demasiado agressiva. Massaje o cabelo com suavidade, durante a lavagem e secagem, para evitar a quebra dos fios de cabelo. Evite também o uso de penteados com tranças, extensões ou outros que levem a um excesso de tração.
  7. Evite temperaturas extremas. Temperaturas muito elevadas podem danificar o cabelo. Utilize água morna quando lavar o cabelo e temperaturas amenas quando secar com o secador.
  8. Controle a utilização de produtos agressivos para o cabelo. Esteja atento e evite utilizar cosméticos com elevadas percentagens de álcool e outros produtos químicos, como tintas ou descolorantes. Estes produtos podem alterar a estrutura química do cabelo.

Artigo elaborado pela Isdin Portugal

Outros artigos

2963_DIADOSONO

Porque temos sono, mas não dormimos bem?

A privação do sono pode tanto a curto, como a longo prazo, levar ao desenvolvimento de diferentes doenças
shutterstock_2307457107-1-min

SINTOMAS GASTROINTESTINAIS: DIARREIA, OBSTIPAÇÃO E GASES

GAVIDigest é uma novidade no alívio de sintomas de diarreia, obstipação e gases,
azia-constante_22170

Azia?! Arcid é a solução

Cerca de 40% da população sofre de azia ou acidez gástrica. Conheça o Arcid!

Cuido de si.

Receba a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades e companhas.

Respeitamos a sua privacidade.