Pois é, o ano passou a correr, mas a verdade é que daqui a 1 semana estamos a comemorar o Natal. A questão é que, como na maioria dos países que o festejam, começa-se a comer demais bem antes daquilo que seria desejável.
Durante o mês das maiores festividades, torna-se muito difícil manter o projeto em que trabalhámos o ano todo: conseguir a boa forma e o estilo de vida saudável. Então como manter isto e minimizar todos os estragos de fim do ano?
É típico nesta altura o aumento da ingestão calórica com a oferta de comidas mais elaboradas e gordurosas, mas também de bebidas alcoólicas tão típicas desta época, mas o pior não é isso. O problema é que associado a isso é habitual reduzir a atividade física para poder estar presente em todos os eventos sociais para os quais se é convidado, sem falar na necessidade de garantir que toda a gente tem presentes, e nós todos sabemos como isso ocupa tempo!
Já sabem que defendo o equilíbrio acima de tudo, e estas épocas são essenciais para conseguirmos saúde emocional, mas vamos tentar não perder o foco, sim?
Existem alimentos típicos desta época, que só comemos nesta altura do ano e que estão repletas de simbolismo, memórias, superstições e tradições familiares. Toda a gente fica à espera do Natal e do fim de ano para comer: rabanadas, filhoses, coscorões, sonhos peru assado, pernil, castanhas, bacalhau e diversas sobremesas. Portanto, não há necessidade de fazer restrições ao limite e evitar a comida do Natal e a ceia de Final do Ano, o importante é negociar, comer realmente o que se gosta sem exageros e com moderação. São reuniões com muitas horas de duração, e é necessário raciocinar na hora de começar a comer.
E lembre-se, nesta semana que antecede o Natal, não deixe de lado tudo o que diz respeito a atividade física, não retome as suas atividades apenas no início de Janeiro! É previsível que os ginásios vão estar mais vazios, tornando-se este num bom momento para usufruir de todo o espaço sem ser incomodado. Aproveite também para praticar outras modalidades desportivas indoor que sempre teve vontade de experimentar, mas nunca o fez! O importante é não ficar parado, mexa-se! Se vai comer mais, é preciso fazer mais exercício!
Controle o antes, o entretanto e o após, para poder exagerar na ceia do dia 24, almoço do dia 25 e ceia do dia 31. Mantenha a organização alimentar nas restantes refeições e não deixe de fazer exercício.
Dê uma espreitadela nas nossas redes sociais e veja as dicas que lhe deixo no post do dia 18 no nosso calendário do advento!
BOM NATAL!
Artigo elaborado pela Nutricionista Ipharma – Inês Morais (C.P. 2794N)