A obesidade e o excesso de peso são dos principais problemas de saúde atuais, sendo o exercício e o controlo da ingestão calórica os aspetos primários para o seu tratamento. No que diz respeito à alimentação, a termogénese é um processo de transformação de calorias dos alimentos na energia essencial para a manutenção do metabolismo saudável e controlo do peso corporal. Ou seja, os alimentos, uns mais que outros, ao gastarem energia para serem digeridos, aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Uma alimentação que inclua regularmente alimentos termogénicos pode aumentar até 5% a 10% o gasto energético normal do metabolismo!
Existem vários alimentos com componentes termogénicos que podem ter benefícios para o nosso organismo e auxiliar na gestão e perda de peso, como: café, especiarias e ervas aromáticas, chá verde, chá-preto, chá-branco e, até mesmo, malaguetas e alho, entre outros. Em específico:
1. Café
A cafeína, presente não só no café, mas também no chá, cacau, chocolate e alguns refrigerantes, é conhecida pelas suas propriedades estimulantes e efeitos termogénicos associados. Tendo como objetivo a manutenção e a perda peso, o café e o chá são as opções mais adequadas, sendo que já se verificam efeitos termogénicos com pelo menos 100mg de cafeína. Para referência, um café expresso tem cerca de 90mg de cafeína, ou seja, ao consumir 2 cafés expressos por dia já está a potenciar o seu metabolismo. A ingestão de cafeína deve ser limitada a 400 mg por dia.
2. Chá
Chá é o resultado da cozedura de uma única planta, a camellia sinensis. A partir desta planta obtêm-se vários tipos de chás, entre eles o chá preto, verde, oolong, branco, entre outros. Estes chás, para além de cafeína, contém flavonoides e catequinas que potenciam a fase de manutenção do peso e que estão associados ao aumento da eliminação de gordura, inibição do colesterol LDL e redução da inflamação, para além do seu efeito termogénico e antioxidante
3. Especiarias e ervas aromáticas
Especialmente quando utilizadas em conjunto, regularmente e com moderação, as especiarias e ervas aromáticas como a pimenta, coentros, açafrão, canela, pimentão vermelho, cominhos e mostarda, estimulam a atividade das enzimas digestivas e a produção de ácidos biliares, facilitando a digestão e acelerando o metabolismo.
Aumentar o consumo de alimentos termogénicos isoladamente não é suficiente! É de salientar a importância de aliar o consumo de alimentos termogénicos a um plano alimentar equilibrado e ajustado, pobre em gorduras saturadas, além da prática frequente de atividade física.
É ainda muito importante ressalvar que o consumo excessivo destes alimentos pode provocar efeitos secundários como: dores de cabeça, tonturas, insónias ou problemas gastrointestinais. Existem também grupos de indivíduos que não os devem consumir, como grávidas, lactantes, hipertensos, pessoas com problemas cardíacos e pessoas com gastrite e úlceras.
Artigo elaborado pela Equipa de Nutrição Ipharma
Inês Morais- 2794N e Maria Dias-2944NE
Referências Bibliográficas
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26856274/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16580033/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16840650/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20142827/