É verdade, com todos os desafios que este ano de 2020 nos tem colocado, quase que nos esquecíamos que o Natal está mesmo ao virar da esquina… E, claro, torna-se inevitável falarmos de todas as tentações pelas quais vamos passar, e quais as estratégias para tentar minimizar a tragédia que será a primeira pesagem do ano.
Mas eu trago as boas notícias: manter o controlo alimentar durante a época das festas e evitar calorias extra parece impossível, mas não é! O segredo está na prevenção e, fazendo isso, a balança não será uma preocupação.
A primeira grande preocupação começa bem antes do Natal, este Natal infelizmente sem os encontros de confraternização a que normalmente somos sujeitos – o jantar de Natal da empresa, o jantar de Natal dos pais do colégio dos miúdos ou até o jantar de Natal com os colegas de liceu – e estes sim, exigem mais disciplina e foco. Apesar de nada disso haver este ano, a verdade é que estas restrições de circulação que temos vindo a ser sujeitos nos fecha muito em casa, onde não temos restrição de comida.
E a verdade, é que se não filtramos bem as nossas compras no supermercado, podemos estar em frente a muitos alimentos muito calóricos, normalmente sazonais, e os riscos de exageros aumenta principalmente se forem ementas não programadas e se o estômago estiver vazio antes dos eventos.
O importante é sempre manter os hábitos alimentares que se criaram ao longo de muito tempo e, por isso, o importante é não esquecer isso. Controlar o que compra no supermercado, vai ditar o que vai comer quando estiver em casa, sem nada para fazer. Muita fome associada a comida de má qualidade, completamente disponível, vai gerar descontrolo completo.
Por outro lado, temos de pensar nos dias festivos em que nos reunimos com a família. E este ponto é um bocadinho mais sensível, porque cada nutricionista vai ter uma opinião e esta é a minha e a que eu recomendo aos meus utentes: jantar de dia 24 e almoço de dia 25, assim como o jantar de dia 31 e o almoço de dia 1, podem comer sem restrições! O que engorda são os erros que cometemos regularmente e, por isso, aviso para a necessidade de controlo dos jantares de Natal – há pessoas que chegam a ter 10 jantares em 15 dias – isso sim engorda e reflete-se muito na balança.
Por outro lado, se conseguirmos ser regrados nos dias que antecedem e seguem o Natal, o impacto destas refeições não se vai refletir de uma forma tão marcada na balança.
Mas ATENÇÃO: não é comer por comer, só porque se pode. É comer de uma forma tranquila, aproveitando o que nos é oferecido, mas ouvindo sempre o nosso organismo e parar quando ele der o sinal de já não há necessidade de comer mais.
Vão espreitar no nosso instagram e vejam a dicas que vos deixo para fazerem um Natal mais controlado, neste 2020 tão descontrolado.
BOAS FESTAS!!