Os três principais fatores que contribuem para a obstipação crónica são uma baixa ingestão de fibras, hidratação inadequada e sedentarismo.
A alimentação está diretamente associada ao tratamento e prevenção da obstipação, sendo que o aumento do consumo de fibras melhora o funcionamento intestinal. Pode ainda ser necessária a toma de suplementos de fibra que expandem com a água para aumentar o volume das fezes e melhorar os movimentos intestinais. Entre eles, o psyllium é o que tem eficácia superior no tratamento da obstipação, associado à ingestão adequada de água, essencial ao bom funcionamento do intestino!
Para além da alimentação, sabia que a prática de atividade física afeta diretamente a regulação intestinal?
O sedentarismo e a menor prática de atividade física associam-se a maior desconforto intestinal, maior flatulência e maior necessidade utilização de laxantes. Por oposição, a prática de atividade física alivia estes sintomas e tem um efeito protetor face a várias doenças do trato gastrointestinal, como o cancro do cólon, diverticulite e cálculos na vesícula biliar.
Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de pelo menos de 30 minutos de atividade física moderada, todos os dias. Este nível de atividade pode ser atingido diariamente através de atividades físicas agradáveis do dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos. Benefícios adicionais podem ser obtidos através de atividade física diária moderada de longa duração:
- Crianças e adolescentes necessitam 20 minutos adicionais de atividade física vigorosa, 3 vezes por semana;
- Controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de atividade física vigorosa/moderada.
Por último, já ouviu falar em probióticos?
Os probióticos são bactérias vivas, naturalmente presentes no nosso intestino, que produzem substâncias benéficas. Facilitam, também, o funcionamento intestinal e melhoram significativamente os sintomas de obstipação!
Artigo elaborado pela Equipa de Nutrição Ipharma
Inês Morais – 2794N e Maria Dias – 2944NE
Referências Bibliográficas
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3206558/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21737769/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922008000100012
https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/a-actividade-fisica-e-o-desporto-um-meio-para-melhorar-a-saude-e-o-bem-estar-pdf.aspx