Neste Dia Nacional do Farmacêutico, seria impossível não fazermos menção deste assunto, de forma a elogiar e agradecer a todos os farmacêuticos que trabalham connosco e que dão o seu melhor todos os dias, por todos os utentes que nos procuram e que precisam da sua ajuda.
A verdade é que devido ao panorama atual de saúde no mundo o papel do farmacêutico torna-se cada vez mais essencial e significativo, onde farmácia passou a interagir mais com a comunidade, sendo esta um espaço dedicado à saúde do utente. O contributo do farmacêutico assume um papel fundamental e são estabelecidas relações de proximidade, que assentam no aconselhamento, no ensino, no tratamento que foi instituído e na criação de estratégias que garantam a sua efetividade.
A presença de uma doença crónica exige uma contínua procura dos serviços farmacêuticos de forma a obter estabilidade de vida através do controlo da sua saúde. Com a expansão dos serviços farmacêuticos estes profissionais passaram a acompanhar o paciente e a sua doença de uma forma mais próxima como profissional de saúde. Assim, o farmacêutico possui uma presença constante na vida do paciente e a existência de uma relação entre estes dois indivíduos pode influenciar positivamente a saúde do utente.
O compromisso com um farmacêutico é um dos aspetos que pode incentivar o paciente a usufruir dos serviços farmacêuticos e dar continuidade à terapia exercida. Este fator pode também proporcionar um melhor serviço farmacêutico devido ao melhor conhecimento sobre a patologia e características do paciente por parte do profissional e potenciar a adesão ao tratamento.
O desafio ainda se torna mais elevado quando se aborda o doente crónico, uma vez que a interação se mantém constante ao longo da vida do utente. Patologias como a Diabetes destacam-se quando falamos do farmacêutico comunitário, pois este consegue ter uma abordagem contínua ao longo da doença, e é aqui que este se diferencia dos outros profissionais, pois não se limita apenas à dispensa do medicamento. A adoção por parte do farmacêutico de intervenções múltiplas e multidisciplinares, que respeitem a singularidade do doente, permite um maior controlo de problemas de saúde.
A farmácia da atualidade acompanhou o avanço das novas tecnologias, permitindo uma maior proximidade e acessibilidade a todas as faixas etárias. Estas são também utilizadas para um melhor controlo e uma melhoria da qualidade de vida dos doentes.
Artigo elaborado pela Nutricionista Ipharma – Inês Morais (C.P. 2794N)