Porque temos sono, mas não dormimos bem?

19 de Setembro, 2025

Nas últimas décadas a investigação sobre o sono tem tido uma evolução significativa, revelando que o sono afeta praticamente todos os sistemas do nosso organismo1,2 e que a privação do sono pode tanto a curto, como a longo prazo levar ao desenvolvimento de diferentes doenças3.

Ter sono e não conseguir dormir é algo que ocorre com bastante frequência. Segundo um inquérito4 realizado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), através da sua Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono, 52% dos portugueses afirmam ter problemas de sono. De acordo com o mesmo estudo, 21% dos inquiridos refere que demoram mais de 30 minutos para adormecer. A insónia é considerada o distúrbio do sono mais comum5 e caracteriza-se, essencialmente, pela dificuldade em dormir e por despertares noturnos repetidos que impossibilitam um sono contínuo e reparador. São identificados pela International Classification of Sleep Disorders (ICSD-3) 7 grupos nosológicos (com mais de 70 distúrbios do sono alguns dos quais muito prevalentes na população), são estes: a Insónia (o distúrbio do sono mais frequente), os Distúrbios respiratórios do sono (como a apneia do sono), a Hipersonolência de Causa Central (como a Narcolepsia), Distúrbios do Ritmo Circadiano (como o jet lag), Distúrbios do movimento relacionados com o Sono (como o Síndrome das Pernas Inquietas) e Parassónias (como o Sonambolismo e os Terrores Noturnos)6, e Outras perturbações do sono .

As perturbações do sono podem ser pontuais ou, por diferentes fatores, agravarem-se para um quadro crónico. Entre todos os fatores que podem afetar o sono destacamos os seguintes:

Stress e outras alterações emocionais;

Problemas de saúde física e/ou mental;

Consumo de substâncias estimulantes (como a cafeína e o álcool);

Má higiene do sono (por ex. a utilização de ecrãs luminosos antes de dormir);

Envelhecimento (associada a menor produção de melatonina).

Quando as medidas não farmacológicas não são suficientes (horários de sono regulares, alimentação saudável, prática regular de exercício físico, etc), há necessidade de recorrermos a medidas farmacológicas quer seja na forma de suplementos alimentares ou, quando necessário, medicamentos.

Na Arkopharma, existe uma gama completa de suplementos alimentares eficazes na promoção de um sono de qualidade. Destacamos Arkosono® Forte 8h, Arkosono® Sleepgummies e para os mais pequenos Arkosono® Kids BIO.

Arkosono® Forte 8h é um comprimido de dupla camada – 1ª camada de libertação rápida com melatonina, extratos de Passiflora e Valeriana – 2ª camada de libertação prolongada com melatonina, extratos de Papoila da califórnia e vitamina B6. Pela ação prolongada durante toda a noite esta é a solução ideal para os problemas de sono muito frequentes com despertares noturnos.

Arkosono® Sleepgummies é uma solução no formato de gomas composta por Melatonina a 3 extratos de plantas (tília, melissa e papoila da Califórnia), ajudando nos problemas de sono pontuais, a partir dos 15 anos.

Arkosono® Kids BIO é um xarope 100% natural que associa quatro plantas (Melissa, Lúcia-lima, Lavanda e Tília) que ajudam a reduzir a agitação e facilitam o relaxamento e a conciliação do sono. É uma solução sem melatonina e que está recomendada a partir dos 12 meses de idade.

  1. https://www.ninds.nih.gov/Disorders/patient-caregivereducation/understanding-sleep;  
  2. U.S. National Library of Medicine. (2018, August 3). Sleep and Your Health. Retrieved October 12, 2020, from MedlinePlus;
  3. Besedovsky, L., Lange, T., & Born, J. (2012). Sleep and immune function. Pflügers Archiv: European Journal of Physiology, 463(1), 121–137; 
  4. Chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.sppneumologia.pt/uploads/subcanais_conteudos_ficheiros/ci_dia-mundial-do-sono-2019.pdf; 
  5. Basta M, Chrousos GP, Vela-Bueno A, Vgontzas AN. Chronic insomnia and stress system. Sleep Med Clin. 2007 Jun;2(2):279-291;
  6. ICSP- International Classification of Sleep Disorders: https://www.apsono.com/pt/noticias/noticias-do-sono/24-noticias/noticias-do-sono/391-quais-sao-os-principaisdisturbios-de-sono. https://www.arscentro.minsaude.pt/Institucional/projectos/crsmca/ucf/Documents/hospitais/vertente2/mapa/CHC/.

Artigo elaborado pelo Laboratório Arkopharma.

Outros artigos

imagem queda

8 conselhos a ter em conta na queda de cabelo

Partilhamos 8 conselhos Isdin a ter em conta na queda de cabelo.
shutterstock_2307457107-1-min

SINTOMAS GASTROINTESTINAIS: DIARREIA, OBSTIPAÇÃO E GASES

GAVIDigest é uma novidade no alívio de sintomas de diarreia, obstipação e gases,
azia-constante_22170

Azia?! Arcid é a solução

Cerca de 40% da população sofre de azia ou acidez gástrica. Conheça o Arcid!

Cuido de si.

Receba a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades e companhas.

Respeitamos a sua privacidade.