Verão à porta é sinónimo de idas à praia ou à piscina e, por isso, é importante saber que precauções deve tomar para usufruir do verão de modo saudável. Depois de um longo período de confinamento com baixa exposição solar diária, os dias de calor trazem consigo a vontade de reposição de energias ao sol e dias inteiros de descanso.
Para aproveitar o sol e exibir um bronzeado adquirido de forma saudável, é preciso tratar a pele durante e depois da exposição solar, mas também, e não menos importante, há que garantir que a pele está preparada para este regresso.
Os primeiros dias de sol podem ser desafiantes, sobretudo quando conjugados com areia, cloro e água do mar. Este conjunto de agressões deixam a pele com um aspeto baço, áspero e ressequido. E o segredo está em prevenir! Como tal, existem alguns cuidados que deve seguir antes de iniciar a época balnear. No fundo passa por adotar uma rotina simples com apenas 3 passos para começar a preparar a pele: esfoliação, hidratação, alimentação/suplementação.
É importante que a pele esteja livre de impurezas e células mortas e, para isso, deve realizar uma esfoliação tanto corporal como facial, 1 a 2 vezes por semana. A esfoliação reduz o aparecimento de manchas e permite um bronzeado mais rápido e uniforme.
Aposte também na hidratação! Uma pele bem hidratada será uma pele mais resistente contra os efeitos nocivos do sol e permite obter um bronzeado perfeito. Deve selecionar a textura do hidratante de acordo com a sua preferência e adequado ao seu tipo de pele, diferenciando o hidratante facial do corporal.
A alimentação tem ainda bastante influência na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele. As vitaminas A, E, C, D e os carotenóides, os oligoelementos selénio, zinco e cobre, o mineral magnésio, o ómega-3 e ómega-6, e os polifenóis são compostos cujas características lhes permitem contribuir de forma positiva na proteção contra a radiação UV, cicatrização, síntese de melanina, regulação do crescimento e diferenciação celulares, resposta antinflamatória, manutenção da impermeabilidade e no antienvelhecimento.
Recomenda-se a toma de antioxidantes antes, durante e após a época balnear. Nomeadamente o betacaroteno, o selénio e as vitaminas E e C que favorecem o bronzeado e ajudam a retardar o envelhecimento da pele. Alguns destes antioxidantes são fáceis de encontrar e de integrar no regime alimentar, como por exemplo o betacaroteno que se encontra nas cenouras, manga, abóbora, meloa, papaia, damasco, beterraba, batata-doce, entre outros. As principais fontes de vitamina E são os óleos de origem vegetal (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc) e a vitamina C está presente nos citrinos.
Como complemento da alimentação podem ser utilizados suplementos para o sol que contêm estes elementos importantes, com uma ação fundamental na capacidade de preparar a pele e mantê-la saudável de dentro para fora. São especialmente importantes na preparação da pele de pessoas com alergia e sensibilidade aos raios solares.
Com o aproximar da época balnear ficamos mais conscienciosos com a adoção de medidas de proteção solar, contudo aproveito para recordar que estamos sempre expostos à radiação ultravioleta (UV), quer seja na praia, na piscina, no campo, durante a prática de desporto, no trabalho ao ar livre ou até mesmo à sombra (por reflexão na água, areia e neve) e, consequentemente, aos danos cutâneos que provoca – queimaduras solares, insolações, envelhecimento precoce da pele e cancro da pele. A radiação UV provoca ainda outro tipo de malefícios, como lesões oculares e enfraquecimento do sistema imunitário. É por isso fundamental apostar na prevenção!
A exposição solar deve ser gradual e progressiva com o objetivo de habituar a pele ao sol, evitando reações futuras. Uma exposição solar indicada é aquela que começa antes das 11h ou depois das 16h, com aplicação diária de protetor solar 30 minutos antes de sair de casa, de 2 em 2 horas durante a exposição solar e sempre após os banhos de mar ou piscina – já que não existem protetores completamente resistentes à água. No caso dos bebés, não devem estar expostos diretamente à radiação solar devendo, além da aplicação do protetor solar e do cumprimento de um correto horário de exposição solar, ser protegidos com vestuário e chapéu-de-sol.
Opte por um protetor solar que assegure a proteção contra a radiação UVA e UVB. Quanto mais clara for a pele, mais elevado deve ser o fator de proteção solar (FPS). Este fator de proteção reflete a capacidade do produto para filtrar a radiação UVB e nunca deve ser inferior a 30, mesmo em pessoas com pele morena. Idealmente, todos nós deveríamos usar protetor solar com FPS 50+.
Outro ponto a ter em conta na escolha do protetor solar está relacionado com o tipo de filtros solares que contém: químicos ou minerais (físicos). Os filtros químicos penetram na pele e absorvem a radiação UV, enquanto os filtros minerais criam uma camada protetora na sua superfície funcionando como um “espelho” e refletindo a radiação. Os filtros minerais são os mais indicados em situações de alergias, sensibilidade ao sol ou doenças dermatológicas – como a atopia, sendo os mais apropriados para as crianças. Atualmente, existem ainda protetores solares que são uma junção dos dois tipos anteriores, tanto absorvem como refletem os raios UV.
E se tem alguma dúvida quanto às texturas, as mais fáceis de espalhar são as que permitem uma aplicação mais uniforme. Existem diversas apresentações, sendo que a escolha deve ser adequada ao tipo de pele. Se tem pele mista ou oleosa, experimente protetores fluidos ou em gel. Na pele seca, o creme reforça a ação hidratante e nutritiva, e a loção é perfeita para aplicação em áreas grandes, pois tem uma textura mais ligeira do que o creme. O spray, por ser mais prático, é a forma ideal para aplicar o protetor solar em crianças, e o stick solar destina-se especialmente a proteger as zonas mais sensíveis – cicatrizes, lábios, tatuagens, manchas de pigmentação.
Por fim, após a exposição solar o ideal será aplicar um cuidado pós-solar. Estes produtos são ricos em ingredientes hidratantes, calmantes e refrescantes, que hidratam e promovem a reparação da camada superficial da pele, prolongando ainda o bronzeado.
Aconselhe-se com os nossos farmacêuticos e saiba qual a proteção mais indicada para o seu tipo e estado de pele.
Artigo elaborado por Marta Santos (C.P. 23010) – Farmacêutica na Farmácia Colombo