Finalmente chegou o Outono que traz consigo algumas frutas e legumes característicos desta época, como o dióspiro, as castanhas e a abóbora.
O respeito pela sazonalidade dos alimentos é, atualmente, cada mais importante e traz várias vantagens: são, normalmente, mais frescos (porque não percorrem longas distâncias até chegar à nossa despensa), mais saborosos (por serem colhidos no ponto certo de maturação) e até mais ricos do ponto de vista nutricional (pois amadurecem de forma natural ainda antes da colheita).
Por isso, e porque queremos o melhor para a sua saúde, hoje falamos de alguns produtos frescos de Outono que pode consumir mais nesta altura.
A abóbora é um dos legumes mais utilizados nas sopas (principalmente nesta altura do ano em que já está mais fresco e apetece alimentos mais quentes), mas também pode ser utilizado em compotas e purés. Tem vários benefícios para a saúde e é pobre em calorias. Uma das principais características da abóbora é ser rica em betacaroteno, cujo nosso metabolismo transforma em vitamina A, e que é muito importante para o coração, pulmões, rins, olhos, podendo até reduzir o risco de certos tipos de cancro. Para além disso, também contém as vitaminas C e E, ferro e ácido fólico, nutrientes benéficos para o sistema imunitário. Outro aspeto importante é que, por ser rica em fibra e pouco calórica, a abóbora pode contribuir para uma maior sensação de saciedade, sendo ótima para quem está a tentar a tentar fazer um controlo do peso.
Outra ótima opção de Outono é o agrião. É um vegetal de folha verde com muitas vitaminas, minerais (como cálcio, ferro, potássio e fósforo) e antioxidantes, que pode ser consumido cru, em saladas ou cozinhado (em sopas, por exemplo e fica ótimo com a abóbora!). O agrião, para além de também ter um elevado teor de vitamina C, que mantém o sistema imunitário equilibrado, ajuda-nos a recuperar de feridas e favorece a produção de colagénio. Contudo, os benefícios do agrião são muito variados, podendo reduzir o risco de cancro, promover uma boa saúde do coração e até potenciar a saúde óssea.
Mas chega de falar de legumes e vamos passar aos alimentos mais docinhos.
Apesar do Outono ter muito menos opções do que as estações mais quentes, a verdade é que as frutas desta altura são muito saborosas e nutritivas: o diospiro e a romã!
De casca fina, o dióspiro é praticamente composto apenas por polpa, sendo muito rico em fibra e promovendo um bom funcionamento do intestino, aumentando a sensação de saciedade e ajudando a manter os níveis baixos de colesterol LDL (também conhecido por “mau colesterol”). O dióspiro é rico em vitamina A e em potássio. Mas muita atenção! O dióspiro tem um elevado teor de hidratos de carbono e, por isso, deve ser consumido com contenção!
Já a romã, sendo uma boa fonte de fibra, pode ajudar na perda de peso, redução dos níveis de colesterol e na prevenção da obstipação. Para além disso, tem um perfil nutricional ótimo, apresentando vários efeitos protetores como a redução os níveis de pressão arterial, a diminuição dos valores de açúcar no sangue e a diminuição da resistência à insulina.
Por último, mas talvez um dos mais apreciados frutos de Outono, a castanha que tem como principal propriedade a sua riqueza em fibra! Sabia que apenas dez castanhas fornecem 17% da dose diária recomendada de fibra, que favorece uma flora intestinal saudável e que contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol e da resposta do nosso organismo à insulina?
Mas não só! Este pequeno fruto é uma ótima fonte de vários nutrientes, como a vitamina C, a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B6 (piridoxina), o ácido fólico (B9) e os minerais cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre, manganésio e selénio.
Uma vez que não contêm glúten, são é uma ótima opção para doentes celíacos e podem substituir o consumo de cereais com glúten.
Por isso, lambuze-se neste S. Martinho e aproveite estes alimentos de Outono, tão saborosos e nutritivos.
Artigo elaborado pela Nutricionista Ipharma – Inês Morais (C.P. 2794N)