Hiperplasia Benigna da Próstata: Quando a Idade Pesa na Bexiga

19 de Novembro, 2025

A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) é um problema comum nos homens e está relacionada com alterações hormonais que ocorrem à medida que o homem envelhece. As doenças da próstata podem ser bastante preocupantes, mas é importante saber que a HBP não é cancro da próstata.

HBP uma das doenças mais frequentes nos homens

Na HBP existe um aumento do volume da glândula da próstata que leva à compressão da uretra e gera queixas urinárias. Embora poucas vezes ponha em risco a vida, interfere grandemente com a sua qualidade.

Não se conhecem totalmente as causas exatas da HBP. Há, no entanto, vários fatores de risco que contribuem e estão associados ao desenvolvimento desta doença 1:

Idade – O envelhecimento leva à perda de capacidade do músculo da bexiga para contrair de forma normal, o que contribui para o agravamento dos sintomas com a idade.

Presença de Testosterona – A testosterona é responsável por “alimentar” o crescimento das células da próstata que são responsáveis pela HBP.

Alimentação rica em gordura – Algumas das alterações corporais causadas pela obesidade facilitam o desenvolvimento de HBP. No entanto, sabe-se que os vegetais têm um papel protetor em relação a este crescimento.

Histórico Familiar – O histórico familiar de próstatas de grande volume é um fator influenciador.

O diagnóstico da HBP é feito através de um conjunto de dados provenientes da história clínica cuidadosa (como por exemplo duração dos sintomas, evolução ao longo do tempo e qualidade de vida do doente) e um exame objetivo, como o toque rectal que serve para despistar anomalias. Os exames complementares de diagnóstico, como análise do PSA, exames à urina ou ecografias servem para confirmar o diagnóstico e detetar/excluir eventuais complicações da doença, resultantes da sua progressão.

Existem diversas formas de tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata

No caso dos doentes com queixas ligeiras, a implementação de mudanças no estilo de vida2 pode ser uma primeira linha de tratamento, como por exemplo: redução da ingestão de líquidos a partir do fim da tarde, evitar passar muito tempo sem urinar, esvaziar a bexiga regularmente, evitar permanecer sentado durante longos períodos de tempo ou efetuar a compressão da uretra. Em sintomas ligeiros pode ser uma mais valia iniciar com a fitoterapia.

Os doentes com sintomas moderados a graves de HBP e com impacto significativo na qualidade de vida necessitam tratamento médico. Nestes casos, é possível utilizar diversas possibilidades terapêuticas, vários medicamentos, com efeitos diferentes e que devem ser adaptados a cada doente e a cada caso.

Embora não haja uma solução mágica para prevenir ou curar esta doença, a alimentação e a adoção de um estilo de vida saudável podem desempenhar um papel importante, quer na prevenção quer no controlo dos sintomas, em complemento aos medicamentos. Alguns alimentos3,4 que são benéficos para quem vive com HBP são os vegetais crucíferos como por exemplo brócolos, repolho, couve-flor; frutas vermelhas, como morangos, amoras, mirtilos pois são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres, tendo um efeito protetor; peixes gordos pois são ricos em Omega-3; o tomate pois é rico em licopeno; e, as leguminosas pois são ricas em fito estrogénios.

Sem dúvida que a HBP é uma doença com grande impacto na qualidade de vida do doente bem como no dia-a-dia de toda a família.

OS PROBLEMA RESOLVEM-SE COONVERSANDO! Quantas vezes um problema se torna maior porque as pessoas decidem calar-se?

Cuide da sua saúde e aconselhe-se com o seu Farmacêutico!

1 – www.prostata-hbp.pt

2 – EAU Guidelines on Management of Non-Neurogenic Male Lower Urinary Tract Symptoms

3 – Associação Europeia de Urologia (EAU) – http://uroweb.org

4 – NHS (National Health Service) – http://www.nhs.uk

Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delores, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo, Tel: 214309500, FAX: 219151930, www.jaba-recordati.pt, NIF. 500492867 – PT-NPS-0120.25

Artigo elaborado pela Jaba Recordarti

Outros artigos

Captura de ecrã 2026-01-26 143739

Rubrica Cuido Mamã e Bebé com Mustela: Hora do Banho

É hora do primeiro banho! Pode parecer difícil, mas não te preocupes: banho após banho vais tomando-lhe o jeito, e
Exceso-de-peso-e-obesidade3-1

Excesso de peso e obesidade: um problema emergente de saúde pública

A nível mundial, 2.5 bilhões de adultos têm excesso de peso e, na Europa, o excesso de peso e obesidade
Imagem1

Como vencer a dor de garganta  

A chegada do tempo seco e frio é sinónimo de aumento de casos de gripe e constipações que podem ser

Cuido de si.

Receba a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades e companhas.

Respeitamos a sua privacidade.