Cuido Solidário: Instituto de Apoio à Criança- há 40 anos a defender e promover os Direitos da Criança

5 de Dezembro, 2024

O Instituto de Apoio à Criança (IAC), fundado em 1983, tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral da Criança, na defesa e promoção dos seus Direitos. Nasceu da inspiração do Dr. João dos Santos e cresceu com a convicção de que “uma política da infância deve ser obra de toda a comunidade, com a participação ativa e generalizada das pessoas e em trabalho coordenado das instituições”. Por iniciativa de Manuela Ramalho Eanes, que reuniu um conjunto de personalidades marcantes da vida cívica portuguesa de então, o IAC surge no âmbito do Ano Internacional da Criança e já com a nova perspetiva de Criança como sujeito de Direitos.

Criou serviços que, só passadas décadas, foram aconselhados nas Convenções do Conselho da Europa, como a linha SOS Criança, serviço telefónico anónimo e confidencial, de acompanhamento psicológico, e o Projecto Rua, cuja metodologia de trabalho com crianças em risco é atualmente replicada a nível nacional e internacional. Foi, ainda, pioneiro em áreas como a Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança, com destaque para a implementação da Carta da Criança Hospitalizada, a Defesa do Direito de Brincar através de consultoria técnica para a criação de espaços lúdicos, e o Atendimento Jurídico, serviço gratuito, exclusivamente em matérias relativas ao Direito da Criança.

O IAC desenvolve projetos de intervenção direta na área das crianças em risco, preparando-as para a vida adulta com maior capacidade de integração e participação cívica ativa na sociedade, e promove ações de capacitação de famílias e de profissionais que desenvolvem a sua atividade na área da infância.

As crianças e os jovens são o principal foco do IAC, em especial os mais vulneráveis, mas acredita-se que é necessário intervir com todos os outros aspetos que, de alguma forma, impactam a vida da criança, sendo a influência política e social um eixo central da intervenção, o que se comprova pelas inúmeras alterações políticas e legislativas que, entretanto, foram introduzidas em matéria de Direitos da Criança.

São já mais de quatro décadas de trabalho efetivo com crianças, jovens, famílias e profissionais de diferentes áreas, sempre com o objetivo de tornar o mundo mais justo e digno para todas as crianças e jovens.

É importante que a aproximação do Natal nos faça repensar de que forma queremos viver no mundo e, principalmente, que mensagem queremos passar às futuras gerações.  

As associações trabalham todos os dias para colmatar lacunas existentes na sociedade, para apoiar os mais vulneráveis, para encontrar estratégias de melhorias em áreas como a educação, saúde e justiça, mas enquanto instituições da sociedade civil, precisam do apoio de todos.

Este Natal o IAC está a destacar um dos seus projetos mais recentes, o Consultório Social Luz Verde à Criança. Criado no final de 2021, é uma resposta inovadora e concertada de atendimento psicológico, social e jurídico para crianças, jovens e famílias que se encontram em contexto de risco, no Município de Lisboa. Com uma abordagem integrada e centrada nas necessidades de cada caso, esta equipa proporciona apoio num ambiente acolhedor e próximo, procurando transformar a vida daqueles que acompanha.

Com o seu contributo, o IAC pode continuar a transformar vidas e garantir um futuro mais seguro, digno e feliz para mais crianças e jovens. Faça o seu donativo para o MBWAY 924124912 ou em iacrianca.pt/apoiar-o-iac.

Outros artigos

crema-humectante-frio-piel

O envelhecimento da pele e o frio

Para os meses mais frios, deixamos alguns cuidados para desacelerar o processo de envelhecimento da pele.
2fa67f482133f1c934235b73c2a03954_XL

Nutrição e Saúde Oral

Sabia que o estado nutricional e a saúde oral se influenciam mutuamente?
OIP (1)

Geleia Real – o tesouro da colmeia

A geleia real atua como energizante, fortificante, antioxidante e (imuno)estimulante.

Cuido de si.

Receba a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades e companhas.

Respeitamos a sua privacidade.