Não mude os seus planos de férias de verão por causa da diarreia. Siga estas dicas e aproveite ao máximo cada minuto!
Sol, calor, praia, piscina, conhecer novos locais, experimentar novos pratos e gastronomias, descansar. São estes os seus planos para estas férias? Quer seja adepto de apenas relaxar à beira da piscina ou, em vez disso, aproveitar cada minuto das férias para explorar novos locais, nos seus planos certamente que não constará um episódio de diarreia aguda. E ninguém quer ter um plano de férias arruinado pela diarreia.
Diarreia, mais frequente no verão
Sabia que os episódios de diarreia são mais frequentes com a chegada do calor? É verdade! Podemos estar mais propensos a distúrbios digestivos (como, por exemplo, intoxicações alimentares) e tal pode estar relacionado com diversos fatores. Por exemplo, nesta época do ano comemos mais fora de casa e ingerirmos mais alimentos não cozinhados, ou que podem não ter sido lavados ou preservados nas melhores condições. Devido ao calor, podem deteriorar-se mais rapidamente e conter mais microrganismos patogénicos que desregulam a nossa microbiota intestinal. A essa desregulação, que pode causar inúmeros sintomas, entre os quais a diarreia aguda, dá-se o nome de disbiose.
Microbiota intestinal: o que é?
Estima-se que o nosso intestino seja habitado por triliões de microrganismos, maioritariamente bactérias, isto é, a nossa microbiota intestinal, única para cada pessoa, e que desempenha um papel essencial a vários níveis. É fundamental para nos mantermos saudáveis: atua como barreira, contribuindo para a prevenção de várias doenças e para a produção de vitaminas essenciais ao nosso organismo.
A composição da microbiota evolui ao longo de toda a nossa vida. Começa no momento da conceção e vai sofrendo alterações até à velhice, em resultado de diferentes influências internas e externas. Uma dieta diversificada, associada a hábitos de vida saudável, terá um impacto positivo no aparelho digestivo e no resto do organismo, favorecendo o aumento da presença de bactérias protetoras.
Manter a microbiota intestinal equilibrada é muito importante para uma vida saudável. Sabemos que a microbiota intestinal está desequilibrada através de sintomas como diarreia, obstipação, gases, inchaço, entre outros. Há vários fatores que podem influenciar a microbiota intestinal, muitos deles associados a hábitos de vida.
Mas, mesmo tendo todos os cuidados, foi vítima das chamadas gastroenterites de verão? Mantenha a calma e siga estes passos, se o intestino está virado do avesso.
Fiquei com diarreia, e agora?
É dos cenários mais temidos em período de férias, pois implica cancelamento de planos feitos, muitas vezes em grupo! É desagradável ter de cancelar planos de férias por um episódio de diarreia, em especial se estivermos fora de casa. A diarreia não é mais do que um sintoma de distúrbio do aparelho digestivo. Acontece quando algo perturba o seu equilíbrio, havendo uma alteração na consistência das fezes, que se tornam mais moles e aquosas. Faz-nos ir com mais frequência à casa de banho — mais de três vezes por dia. Geralmente, a diarreia aguda costuma durar menos de uma semana e pode estar associada a outros sintomas como, por exemplo, náuseas, vómitos, febre, cãibras ou dor abdominal.
O papel dos probióticos no controlo da diarreia aguda
Estas férias, se for apanhado pela diarreia, pode contar com UL-250®, probiótico de confiança para o tratamento e prevenção da diarreia tanto em adultos como em crianças a partir de 6 anos, e que pode ser o companheiro perfeito para este verão.
Os probióticos não só restabelecem novamente o equilíbrio e regeneram a nossa microbiota intestinal, como podem também ajudar a prevenir e a tratar a diarreia. UL-250® é um medicamento probiótico em cápsulas, utilizado no tratamento da diarreia aguda, que contém uma levedura viva, a Saccharomyces boulardii CNCM I-745®, uma estirpe descoberta em 1923 na pele do fruto líchia. UL-250® cápsulas encurta a duração do episódio de diarreia e contribui para que recuperemos de forma mais rápida e natural ao reequilibrar a nossa microbiota intestinal.
Agora que já sabe como cuidar do seu intestino e o que fazer caso no de diarreia aguda, desfrute em pleno do seu verão, e toma nota destes conselhos para salvaguardar a sua saúde durante todo o ano.
Dicas para preservar a nossa microbiota:
– Atenção à alimentação
Na base de uma microbiota equilibrada, está uma alimentação saudável e variada. Por isso, é muito importante consumir alimentos, suplementos ou até medicamentos com probióticos. Da mesma forma, ingerir alimentos com fibras prebióticas como, por exemplo, espargos, bananas, chicória ou alho, é essencial, assim como reduzir o consumo de alimentos com açúcar e adoçantes.
Para além disso, como no verão ingerimos mais alimentos não cozinhados, é também essencial lavar muito bem estes alimentos, ter especial atenção aos locais onde fazemos as refeições e à forma como acondicionamos os alimentos.
– Reduzir o stress e ter atenção ao período de descanso
Embora não seja algo ao qual façamos uma associação direta, o facto é que o sono e o descanso estão ligados à nossa saúde intestinal. Se temos hábitos de sono irregulares, com poucas horas de descanso e sono interrompido, vamos impactar negativamente a nossa microbiota intestinal. É, por isso, essencial, descansar pelo menos 7 horas por noite, privilegiando um sono tranquilo e ininterrupto.
– Evitar tomar antibióticos desnecessariamente
Apesar de nem sempre conseguirmos evitar, é essencial que a toma de antibióticos seja sempre prescrita por um profissional de saúde. Além disso, para evitar que os antibióticos tenham um papel negativo na nossa microbiota (matando não só as bactérias más que estão a provocar doença, matam também as bactérias boas da nossa microbiota), deve-se recorrer a um probiótico que proteja a microbiota e evite o seu desequilíbrio.
– Fazer exercício físico regularmente e não fumar
Todos sabemos da importância de manter um estilo de vida ativo, com a prática regular de exercício físico e evitar hábitos nocivos como o consumo de tabaco. E, no caso da microbiota, tal não é exceção. A atividade física regular está associada a uma melhor saúde digestiva e a uma microbiota saudável. De igual forma, fumar prejudica a nossa microbiota intestinal.
Laboratório Biocodex
UL-250®, 250 mg, Cápsulas, Saccharomyces boulardii. UL-250® está indicado para o tratamento sintomático da diarreia em crianças e adultos; prevenção da diarreia associada à toma de antibióticos. 1 cápsula 3 vezes ao dia. Crianças com idade igual ou superior a 6 anos e adultos. Contraindicações: Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes. Doentes com cateter venoso central. Doentes imunocompromentidos ou com doença grave devido a um risco de fungemia. Medicamento não sujeito a receita médica. Medicamento não comparticipado. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Para mais informações contacte o Representante Local do Titular da AIM: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa; NIPC: 515036684.